CONTRATOS DE MANUTENCAO PREVENTIVA EM SISTEMAS DE AR CONDICIONADO
Alguns clientes se perguntam, qual a vantagem de contratar serviços de manutenção preventiva através de visitas programadas ou de técnicos residentes, de empresas de ar-condicionado.
Os benefícios destes contratos são inúmeros, sendo os principais:
1) Argumentos Legais:
1.1) Sistemas de ar-condicionado com capacidade total acima de 5 TR (60.000 Btu/h), devem ter um engenheiro responsável pela sua manutenção com a respectiva ART (Anotação de responsabilidade técnica – CREA), garantindo que os procedimentos de manutenção previstos pela Norma NBR 16401 da ABNT, sejam cumpridos. Exigência do Ministério da Saúde e ANVISA
1.2) Cobertura para demandas trabalhistas, baseadas na Qualidade Interna do Ar com características inapropriadas.
1.3) Redução do absenteísmo e melhora da qualidade de vida dos usuários, através da melhora da QIA.
2) Argumentos Técnicos:
2.1) Equipamentos de ar-condicionado, necessitam de ajustes e limpezas periódicas, de forma a garantir sua operação de acordo com as condições de projeto, razão pela qual a garantia fornecida pelos fabricantes é limitada quando o equipamento não recebe manutenção preventiva, através de empresa credenciada pelo fabricante.
2.2) As atividades desenvolvidas por empresas de manutenção, incluem a manutenção preventiva, preditiva e corretiva, garantindo a otimização do consumo de energia do sistema, um menor número de quebras / paradas inesperadas, qualidade do ar apropriada e conforto térmico para os usuários além da redução do risco de acidentes elétricos e contaminação por micro-organismos.
2.3) Desenvolvimento do acervo técnico do sistema e das suas condições operacionais, e disponibilidade de atendimento imediato por pessoal treinado e qualificado, que conhece a instalação, sempre que existirem problemas no funcionamento, resultando em maior confiabilidade no diagnostico de problemas e menor custo para correção do mesmo.
2.4) Sendo a atividade-fim “A Manutenção e Instalação de Sistemas de Ar Condicionado” os profissionais destas empresas, estão constantemente sendo reciclados e recebendo informações técnicas de várias fontes, sobre os principais avanços tecnológicos de sua área de atuação, expertise esta que é constantemente repassada aos sistemas sob sua responsabilidade.
3) Argumentos Econômicos:
3.1) Pessoal Próprio
Nos sistemas nos quais são efetuadas visitas periódicas, a opção seria deixar o sistema sem manutenção, reduzindo:
Sua vida útil;
O conforto térmico
A qualidade interna do ar
A confiabilidade operacional
Apos a ocorrência de um problema, teríamos que localizar alguém para sua solução, gerando demora no atendimento e custos maiores que o de um contrato permanente, além do resultado obtido ser apenas a correção imediata do defeito.
No caso de uma fiscalização, não atenderíamos as exigências mínimas solicitadas.
Nos sistemas de maior porte, uma opção seria a contratação de um mecânico diretamente pelo cliente, esta atitude habitualmente resulta em:
Dificuldades na avaliação e contratação do profissional adequado;
Dificuldade na supervisão das atividades diárias, assim como no estabelecimento de cronograma das tarefas de forma adequada
Necessidade de um Engenheiro, que seja responsável pelo sistema
O profissional contratado, pelos problemas anteriores, acaba executando várias tarefas prioritárias para o contratante e o Sistema de ar-condicionado deixa de receber a manutenção adequada, ate que novos problemas surjam; passando a manutenção a ser executada apenas de forma corretiva.
3.2) Dificuldades na aquisição dos componentes e materiais necessários para execução da manutenção.
3.3)Contratos de manutenção para Sistemas de Ar condicionado, Pressurização de Escadas e Extração de fumaça, devem incluir:
Empresas Credenciadas junto a fabricantes e com registro no CREA;
Empresa registrada junto ao IBAMA, protocolo de Montreal
Engenheiro responsável, com recolhimento de ART
Profissionais registrados, laudos PCMCO, PPRA e PPS emitidos por médicos e técnicos de segurança do trabalho, uniformes e crachás e EPI's
Ferramental e equipamentos apropriados, de acordo com as normas técnicas e de segurança do trabalho
Equipamentos para Higienização de serpentinas, com Vapor, ozônio e / ou UV
Instrumentos calibrados, com certificado
Análises periódicas:
Qualidade interna do ar
Termografia em todos os painéis e equipamentos elétricos
Análise de vibrações dos componentes girantes
Analise do tratamento de água
Acervo técnico da instalação e de suas condições de operação mensal, com emissão do respectivo PMOC
Supervisão por engenheiro, através de visitas periódicas a instalação e sempre que solicitado pelo cliente; com fornecimento de sugestões para melhora das condições do Sistema e da prestação de serviços oferecidos
Pessoal de administração de contratos, para fornecer todas as informações necessárias.
Pessoal técnico treinado em cursos fornecidos por fabricantes de equipamentos e entidades educacionais especializadas.
Serviço de atendimento ao Cliente – SAC
Seguro de Responsabilidade Civil, para manutenção e riscos de engenharia.