PORQUE NÃO UTILIZAR JUNTAS LOKRING DE FABRICAÇÃO VULKAN, EM REDES FRIGORÍFICAS, DE SISTEMAS DE AR CONDICIONADO

O problema
Por Redação em 1 de agosto de 2012 às 0h00
O problema :
 
Verificamos o vazamento de fluido frigorífico em varias instalações, executadas com o sistema de juntas lokring .
Fato que gera desgaste com os clientes e elevados custos com mão de obra e reposição de fluido frigorífico

A analise do problema
 
Apos informar o departamento técnico da Lokring / Vulkan.
Recebemos a visita do Sr Valdinei (Técnico da Lokring), que foi informado da situação e recebeu algumas amostras de juntas com, rachadura no sentido longitudinal, que permitiam o vazamento do fluido frigorífico do sistema.
A Lokring / Vulkan solicitou uma visita técnica, a uma das instalações com problemas.
A visita foi feita e a instalação elogiada pelos técnicos, não sendo verificada nenhuma imperícia ou instalação inadequada, na aplicação das juntas de alumínio lokring utilizadas
A causa provável do problema, sugerida durante a visita, foi uma falha na fabricação das juntas de diâmetro 5/8" , fato que deveria ser confirmado por uma analise das juntas com problema, pelo laboratório.


A Confirmação do Fornecedor
 
Através de nossa central de relacionamento chegou ao meu conhecimento o problema ocorrido em uma obra no Aruja, onde foram instalados 8 splits em uma estufa. 
Levantei algumas informações e gostaria de dividir com vocês para termos a informação correta a fim de chegarmos a uma solução para o impasse de forma correta para ambas empresas. 
Foram recebidas aqui na Vulkan 3 juntas trincadas que foram feitos os testes dimensionais e conferido a liga da matéria prima e o resultado foi satisfatório, ainda assim foram enviadas para a Alemanha onde fica a matriz da Vulkan para testes adicionais. 
Semana passada foi apresentado mais 23 juntas onde 12 estavam rachadas e a informação é de que pertencem a mesma obra de Aruja. Estas juntas foram enviadas para a Alemanha via DHL e hoje recebi o retorno que as juntas foram recebidas, e nos foi solicitado todos os planos de produção, certificados de matéria prima e outras informações pertinentes a rastreabilidade do produto. 
Analisando as fotos que me foram enviadas pelo pessoal técnico me parece que a aplicação foi feita em um self contained Hitachi. Empresa que fornecemos materiais para a fabrica de São Jose dos Campos e temos a certificação para utilização dos tubos de alumínio. 
Entendo perfeitamente a sensação de  insegurança que neste momento a Sollo Engenharia sente a respeito do Lokring mas gostaria de ratificar o compromisso assumido pela minha equipe em apresentar uma resposta técnica e fundamentada para o fato ocorrido. 
De igual forma a Vulkan não se isentara das responsabilidades no que concerne a garantia dos produtos fornecidos por ter plena ciência e compromisso com os clientes pois esta é a base que nos mantém presentes no mercado brasileiro desde 1976. 
Desde já me coloco a disposição para posicioná-lo em relação as ações tomadas pela Vulkan inclusive pessoalmente caso desejar.
Atenciosamente/ Best regards,
André Eduardo Corrêa de Oliveira
Diretor Lokring/ Lokring Director

A Solução proposta pelo fornecedor
 
Conforme nos falamos a pouco, a Vulkan assegura a qualidade dos seus produtos pela tradição de mais de 120 anos que mantém no mercado, por isso estamos propondo uma certificação para as suas obras que sejam realizadas com as juntas Lokring.
A certificação consiste que numa eventual trinca de material, a Vulkan se responsabiliza pela troca do material com todos os custos por nossa conta. Contudo, essa troca só poderá ser feita por técnicos da Vulkan, que na eventual ocorrência fará análise técnica de toda a instalação.
Durante o nosso contato telefônico tratamos do receio que a Sollo está sentindo para utilizar o sistema Lokring, contudo mais uma vez salientamos que o que está ocorrendo com a Sollo é uma particularidade no uso das juntas de 5/8”, tanto que a utilização das demais bitolas jamais apresentaram qualquer problema. Por isso, estamos dispostos em firmar uma parceria com a Sollo porque asseguramos que os nossos produtos são de qualidade.
Quanto aos custos (R$ 7950,00) que ocorreram na instalação de Arujá que foram pleiteados pela Sollo, a Vulkan se compromete em fazer a troca do material danificado.
Aproveito a oportunidade para lhe informar que amanhã (13/04), o Valdinei estará na sua região e fará a retirada das juntas que estão danificadas, para que possamos fazer as substituições.
Desde já contamos com a sua compreensão e estamos à disposição.
Atenciosamente,
Patricia dos Santos
CRV - Central de Relacionamento Vulkan
Vulkan do Brasil Ltda.

A Solução adotada pela Sollo Engenharia
 
Não utilizaremos mais o sistema Lokring em nossas instalações, devido a falta de confiabilidade na utilização das mesmas .

A pergunta feita por alguns clientes
 
Por que adotamos a utilização de juntas lokring / Vulkan em nossas instalações inicialmente.
A utilização de juntas lokring, deveria garantir uma maior confiabilidade, nas instalações de rede frigoríficas, uma vez que reduziriam a imprevisibilidade de soldas do tipo oxi-acetileno, executadas manualmente e que dependem do treinamento / perícia do mecânico de ar condicionado que as executa.
Reduziria a contaminação na rede frigorífica, gerada pela solda .

Nosso compromisso
 
Divulgar a todos nossos parceiros, os problemas originados pelo sistema lokring, para evitar, que tais situações se repitam.