ITEM 8 da NBR 16401 – 3 da ABNT
Requisitos de manutenção relativos à qualidade do ar
26/10/2018

ITEM 8 da NBR 16401 – 3 da ABNT

8 Requisitos de manutenção relativos à qualidade do ar

8.1 A manutenção do sistema de ar-condicionado deve ser cuidadosamente planejada e executada.
A manutenção não tem apenas a finalidade de manter os equipamentos e a instalação em condições de funcionamento mecânico e elétrico.
De igual importância, sua finalidade é também garantir a qualidade do ar de interior. Uma manutenção inadequada pode ser a causa principal de uma má qualidade do ar.
8.2 As atividades de manutenção devem ser executadas de acordo com o estipulado nas ABNT NBR 13971 e ABNT NBR 14679 e obedecendo à Portaria GM/MS no 3523, assim como devem assegurar o cumprimento do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) exigido na Portaria.
8.3 0 plano de manutenção deve se adequar às condições de operação e conservação dos sistemas e ao grau de importância e risco operacional aos quais estão submetidos, aplicando conceitos de engenharia de manutenção para a sua elaboração.
8.4 Os seguintes parâmetros devem ser fornecidos pelo projetista ou pelo instalador, com base em informações do fabricante, para constar no plano de manutenção e operação:
A) O conjunto de referências (temperaturas, pressões, tensão, corrente etc.) de cada equipamento que compõe o sistema do ar-condicionado;
B) A vazão de ar exterior necessária para atender ao cálculo estipulado em 5.2.3, desta Norma, para cada condicionador ou conjunto de condicionadores agrupados em sala de máquinas.
8.5 0 responsável pela manutenção deve ter acesso aos documentos listados em 4.6.